quarta-feira, 21 de setembro de 2016

The name is Nuwanda


Estes dias, revi o filme "A Sociedade dos Poetas Mortos".

Amo este filme. Amo. Amo Robin Willians fazendo personagens não cômicos, amo o elenco do filme, amo a história, amo o final, amo absolutamente tudo.

Sempre tive auto-crítica suficiente para saber que no mundo real, eu não seria a personagem que sobe na mesa ao final. Eu provavelmente seria uma pessoa transgressora, levaria os ensinamentos para a vida, mas não desafiaria o sistema. Jamais iria vestir a camiseta e dizer que "o nome é Nuwanda".

Aliás, "Nuwanda" é a cena mais emblemática do filme.

Quando Charlie se torna o maior transgressor do grupo, ele cria um codinome. Ele diz que "o nome é Nuwanda" e pede para ser chamado assim. Ao plantar uma matéria no jornal da escola, ridicularizar o diretor e sofrer punições, todos os seus colegas acham que ele sucumbiu e revelou o esquema do grupo. Ledo engano. Ao ser questionado por Neil, Charlie simplesmente dá de ombros e diz "Neil, the name is Nuwanda".

Uma simples frase com o mais profundo dos significados.

Quando um colega trai a irmandade, a forma como ele encontra para confrontar os colegas é de puro cinismo. Ao se referir ao amigo Charlie, o nome "Nuwanda" é pronunciado com sarcasmo. Novamente, esse nome, esse termo diz tudo que fica subentendido na cena. Não era mais um grito de guerra. Era um grito de escárnio.

Sociedade é um filme tão incrível que podemos discutir por horas seus pequenos detalhes.

Um comentário: